Sobre o Departamento

A Proteção Civil do CNE compreende as atividades desenvolvidas pelo Departamento Nacional com a finalidade de prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram;

O Departamento Nacional de Proteção Civil é uma estrutura com vista à coordenação e execução de acções no âmbito da Proteção Civil em cada um dos níveis, colaborando com as estruturas nacionais e distritais.

São objetivos fundamentais do Departamento de Proteção Civil:
a) Prevenir os riscos coletivos de acidentes graves ou catástrofes deles resultantes;
b) Promover o inventário dos riscos coletivos e os seus efeitos no caso das ocorrências descritas na alínea anterior;
c) Apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas na áreas afectadas por acidente grave ou catástrofe;
d) Celebrar protocolos de colaboração com organismos e entidades com competências específicas em áreas de interesse directo e específico para a Proteção Civil ao nível regional.

Atribuiçãoes do CNE

De acordo com as diretivas nacionais, oriundas da Autoridade Nacional de Proteção Civil,

Enquadramento

Corpo Nacional de Escutas, enquanto movimento defensor dos valores humanos e defensor de uma inserção comunitária ativa pelo exercício, em termos de voluntariado, de responsabilidades cívicas

Missão

O Departamento Nacional de Proteção Civil tem como missão promover acções sensibilização, prestar apoio com meio humanos e materiais quando solicitado.

Papel da Proteção Civil no CNE

O papel do CNE, não sendo o de agente de proteção civil, concentra-se assim nas ações de segunda linha ou de apoio de retaguarda

A Equipa

A equipa diversificada permite manter o Geoscouts, as Medidas de AutoProteção e o Clube da Proteção Civil em funcionamento de modo a ser capaz de servir os seus propósitos.

Sobre o CNE

Atualmente com 70.000 associados, o CNE é o maior movimento associativo juvenil do país.
Promove, através do método escutista e do programa educativo do CNE, a formação integral dos jovens,
com idades entre os 6 e os 22 anos, através do seu desenvolvimento em diferentes domínios:
físico, afetivo, carácter, espiritual, intelectual e social.

O CNE é uma Associação Educativa de Juventude fundada em 1923, sendo reconhecida como Instituição de Utilidade e Organização Não-governamental de Ambiente Equiparada.

Foi distinguido com ainda com as categorias de Membro-Honorário da Ordem de Mérito (1992) e Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique (1998). É membro da Organização Mundial do Movimento Escutista.